sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Inspiração


No momento, estou em processo de gravação do meu 5º álbum de estúdio: Scatterbrain. Vai ser um álbum mais roots do que o anterior, o Spaghetti Fiction, que era extremamente sofisticado em termos de arranjos. A maioria das letras desse novo é em português. Sugestão da minha mãe. E pra quem ouviu aos álbuns anteriores e já conhece o meu estilo, vai identificar algumas diferenças nas letras das canções, pois o amor platônico não está presente neste álbum. E era um tema recorrente nos anteriores. Agora que eu encontrei a minha menina quero que isso se reflita nas músicas. E estou tentando deixar este álbum bem mais pessoal do que os anteriores. 
Estou na metade das gravações. Ou seja, já tenho bastante material pronto. Só que na minha cabeça, eu queria gravar este álbum em umas duas semanas. Só que não é bem assim que acontece. Já estou há alguns meses no processo. Tem dias que demora pra sair uma composição. Em contrapartida, em algumas ocasiões, as composições saem em poucos minutos. É a tal da inspiração. Só que ela não vem do nada. Você tem que chamar ela. Eu tenho que pegar o violão e ficar improvisando até aparecer alguma coisa. Se eu não pegar o violão, sentar a bunda na cadeira e tocar, a inspiração nunca virá. 


E costuma ser engraçado esse negócio de arte, pois, de uma forma ou de outra sempre é algo pessoal. Em cada canção tem o suor da pessoa que a compôs. Você vivenciou algum fato que te levou a uma ideia de tema. Então, você pega um instrumento musical e tenta tirar a canção dele. Mas, é como eu disse before, tem que ter a tal da inspiração. E ela vem com a transpiração. E depois de tanto transpirar pra fazer algo seu, com a sua cara, com o seu gosto, você resolve mostrar para as pessoas. Divulgar seu trabalho. E é impressionante como algumas pessoas torcem a cara quando sabem que é uma composição original. Por outro lado, outras pessoas anseiam por ouvir algo novo, diferente. Já ouvi todo o tipo de críticas em relação ao meu trabalho, tanto positivas quanto negativas (e é ótimo quando tem críticas construtivas, que me levam a melhorar a cada trabalho novo). É algo que temos que nos habituar. Desde que eu fiz o meu terceiro álbum, eu desisti de tentar agradar a todos, porque isso é impossível. Eu tento fazer algo que me agrade. Gosto da ideia de "faça você mesmo". Gosto de ouvir minhas músicas e pensar exatamente isso: "Eu que fiz". É uma sensação ótima. Você se sente capaz. Se eu vou fazer sucesso algum dia eu não sei. E de uma forma ou de outra, não muda nada na minha música. A minha música é o que ela é. Cada música é um registro de uma inspiração que eu tive em algum momento da minha vida. Geralmente da madrugada.

E depois que eu concluir este álbum, vou começar a trabalhar ao lado da minha namorada Rafaela Heloaria no nosso primeiro álbum juntos como banda. Estou ansioso por isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário